Resenha crítica do conto "Dois corpos que caem", de João Silvério Trevisan
- leituraecultura
- 16 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O conto Dois Corpos que Caem aborda a história de dois homens, João e Antônio, que resolvem se suicidar ao mesmo tempo. Durante a queda os dois começam a conversar e explicar o motivo de estarem fazendo aquilo.
João disse que estava fazendo por amor, já que a mulher que ele tanto amava o trocou por um homem de olhos azuis. Antônio disse que fazia aquilo porque ele se “assustou” ao descobrir que a razão tem males que nem mesmo ela conhece e que ele queria desvendar esse mistério, ou seja, se matar para fazer “parte do enigma”, como o autor retrata no texto.
No final do conto os dois homens ainda estão conversando, porém quando estão quase no solo, Antônio pergunta para João: “Você gosta dos meus olhos azuis?“ e logo depois os dois se chocam no chão da avenida.
Pelo que entendi do conto, o mistério que Antônio está tentando desvendar é a vida após a morte, já que a única forma de desvendar esse mistério é fazendo parte dele. No último momento do texto, o autor deixou a desejar se a última fala do personagem Antônio era uma brincadeira com João ou se ele realmente é o homem pelo qual a mulher de João o trocou. O conto foi abordado de uma forma rápida e resumida e deixou alguns pontos importantes para a compreensão da historia.
Resenha por: Marcus Netto
Correção final por: Matheus Borges
Comentários