Resenha crítica do conto "Linda, uma história horrível",de Caio Fernando de Abreu
- leituraecultura
- 23 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O Conto de Caio Fernando de Abreu inicia a história de um homem que vai visitar a sua mãe depois de muito tempo, mostrando, claramente, a falta de intimidade de ambos. Eles tentam por assuntos em dia e a mulher tenta deixar o filho a vontade. Depois de muitos assuntos o filho finalmente revela o porquê da sua visita: Informar sobre a morte de um grande amigo querido pelos dois.
A história se desenvolve detalhadamente focando bastante na idade avançada da senhora, o abandono e a amargura da mesma. Ao refletir, podemos comparar com a sociedade atual, onde a relação entre pais e filho se mostra cada vez mais distante e fria.Um pai pode ficar sem ver a filha por mais de 10 anos e isso é considerado normal.
O conto não foi muito bem elaborado, pois só é possível o entendimento após muita reflexão e a presença de personagens como Linda , a cadela de estimação da senhora toma as atenção dos leitores que ,na verdade, era pra ser da relação da mãe e do filho e de como ele lembra de vários itens do seu passado quando a visita.
No final da história é mostrado o abalo da mulher ao saber da morte do amigo e a mágoa do homem que lhe deu a notícia.O foco é dado a Linda no momento em que o filho pensa sobre o falecimento do ente querido, ela é uma espécie de ouvinte perfeita no momento.
Resenha por: Beatriz Marques
Correção final por: Matheus Borges
Comments